top of page
Foto do escritor50mais Women Consulting

Contabilidade, ciência da riqueza



Muitos ainda têm a percepção de que a Contabilidade está relacionada à emissão de guias e pagamento de impostos e entrega de declarações, que são as obrigações acessórias.


Sendo a Contabilidade “a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade”, definição dada pela FEA – USP, vemos que essa visão não é a correta...


Os impostos são gerados a partir das atividades da empresa; as folhas de pagamento, os pagamentos e recebimentos em geral são registrados e todos eles compõem a Contabilidade.


De acordo com o relatório Doing Business 2020, o Brasil está na posição 124 em facilidade para fazer negócios; nossa burocracia ainda afeta muito os negócios, dificultando a análise da evolução das atividades da empresa, já que a falta de entrega de declarações enseja pagamento de multas, ou seja, o efeito é mais urgente e visível.


Dessa forma, a análise dos números, principalmente entre as pequenas empresas, fica para segundo plano; a movimentação financeira muitas vezes está em desacordo com o Princípio Contábil da Entidade, em que o patrimônio da pessoa física dos sócios não deve se confundir com o patrimônio da empresa.


Com uma maior conscientização e organização interna das empresas, principalmente financeira, sua evolução será muito mais efetiva e estruturada; mais precisa e longeva; por tudo isso, a Contabilidade deve ser sempre presente entre os empreendedores; e, por isso, a Contabilidade é considerada a Ciência da Riqueza.



Por: Lilian Inhari

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page